terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ensinando indignação às crianças


 
Toda terça cantamos os hinos diante das bandeiras e falamos sobre o dever de cada cidadão para com a coletividade. Daí, vamos para a sala de aula e começamos a enxugar as poças d’água formadas pela chuva que goteja do telhado ou escorre pela parede. No mês passado, uma pequena luz vermelha começou a piscar dentro de mim, indicando que nesse capítulo de cidadania estava acontecendo alguma encrenca.
Comentei com as crianças: “Será que na sala do prefeito também tem goteira? Será que na sala da Secretária de Educação também forma poça desse jeito? Será que é justo isto que está acontecendo com a gente?”
Seguiu-se uma discussão demorada. As crianças de dez anos percebem as coisas, mas nem sempre sabem se podem falar a respeito. Encorajadas, argumentam bem e vão se exercitando nessa arte de pensar, ponderar, falar, repensar.
Decidimos registrar suas manifestações de indignação. Reunidas em duplas, escreveram o que pensavam sobre o assunto. Ocultei os nomes, para proteger as crianças. Sabe-se lá, nesse clima de coronelismo vingativo, os pais podem sofrer pelo que seus filhos falam. O resultado foram as redações abaixo, algumas mais lógicas, outras mais confusas. Mas todas muito sinceras.
Bom, eu poderia ter aproveitado para ensinar paciência e conformismo? Podia dizer-lhes que chove porque Deus quer. Que nossa sala de aula fica molhada enquanto que as salas dos ricos ficam sequinhas porque o mundo é assim mesmo e temos que aceitar. Podia dizer-lhes que o Prefeito é um ser muito mais importante do que nós, pobres mortais. Podia ter feito essas crianças entenderem que precisa ficar rico para não ter que estudar em salas molhadas.
Mas eu agora estaria com nojo de mim mesmo se tivesse embarcado no joguinho do poder. No joguinho chamado ideologia das classes dominantes.
Ensinar medo e encolhimento para nossos alunos nos transforma em adultos encolhidos e medrosos.
Ensinar coragem e clareza nos transforma em pessoas claras e corajosas.
Tenho que fazer jus aos aluninhos claros e corajosos que tenho. Por isto, é preciso perguntar, em voz clara e inequívoca: E então, Prefeito Vito Ardito? E então, Professora Beth Cursino? E então, Vereadores? É para isto que vocês estão ocupando os seus cargos? A Escola Franco Montoro vai continuar com as salas alagadas a cada chuva? O que devo dizer aos meus alunos sobre isto?
O que devo dizer aos meus alunos sobre a administração de um município?

Texto e fotos do Professor Paulo Tarcizio

*****

A sala de aula (Alunos X e Y)
Sempre quando chove, a sala do 5º ano C fica alagada e um aluno ou o professor tem que pegar o pano.
A Secretaria de Educação devia arrumar as goteiras para o bom estudo do aluno.
Também algumas pessoas correm na sala, se elas escorregarem elas podem se machucar. Isso é injustiça, eles deviam arrumar a sala do 5º ano C.

O que eu acho (Aluno W)
Eu acho isso errado, porque outras salas não têm goteiras e não ficam encharcadas. Quando os alunos vão entrar nas salas, estão todas encharcadas, algumas das carteiras também estão encharcadas. Outras salas mais importantes não têm uma gota d’água.
As salas que não têm goteiras não têm porque são salas mais importantes. As salas menos importantes que têm goteiras as pessoas não arrumam, eu acho isto injusto.

Redação (Aluno X²)
É verdade, só a sala de aula que fica encharcada quando chove e os outros lugares não, na sala da Secretária da Educação não fica encharcada porque é bem cuidada, é uma sala um pouco grande, as janelas sempre são fechadas para não encharcar a sala e impedir de cair goteiras.
A sala do Prefeito ainda é melhor cuidada, é muito grande mas é bem cuidada, não tem goteiras e sempre tomam cuidado para não encharcar a sala do Prefeito.
Nas escolas particulares também não ficam encharcadas, são escolas boas e têm muita proteção para não encharcar as salas e não cai goteiras, mas eu ainda acho que precisamos de algo para não cair goteiras e fazer alguma coisa para melhorar as salas de aula municipais.

Goteiras – Alunas YZ e B³
Quando chove nossa sala fica cheia de goteiras, aí nós temos que colocar baldes e panos no chão.
Nós acreditamos que isso não aconteça nas escolas particulares, nem na Sala do Prefeito e nem na Sala da Secretária da Educação.
Seria melhor se arrumassem essas goteiras pois nós alunos ou até mesmo o professor, podemos escorregar e até quebrar um braço ou coisas parecidas.

Sem título – Aluno “não identificado” (Verdade, ele assinou assim mesmo)
Eu acho isso muito injusto, nosso país tem muitas desigualdades, as escolas municipais são do governo, tinha que ser salas estruturadas muito bem. Alguns colégios tem goteiras porque as salas de algumas autoridades têm que ser melhor? O Prefeito tem uma ótima sala porque a sala dele não tem goteira! Vamos melhorar o país! Vamos ter um país melhor sem desigualdade.

Goteiras – Alunas 5Y e 9X
Eu acho injustiça isso pois quando começa a chover a nossa sala é a que fica mais molhada.
E fica muito feio.
A única solução será arrumar o telhado das salas, porque os lugares como a Sala da Secretária da Educação, nem na sala do Prefeito, nem escolas particulares estão assim com tantas goteiras assim, e eu só peço uma coisa, que arrumem as goteiras da sala de aula.

As minhas opiniões – Aluno HX
Em minha opinião nós devíamos juntar mais garras pet, latinhas etc.
E quando juntarmos muito, arrumaremos os telhados para arrumar as goteiras, tirar os rachados para não acontecer mais nada.
Para ficar que nem a sala da Secretária de Educação, ficar igual a sala do prefeito, igual as Escolas particulares como a Magistra, Colégio Aprendiz no Colégio Construtor etc.
Se fizermos isso nossa Escola ficará melhor.

Sem título – Aluna NN
Chegamos à sala de aula às 7h da manhã, tudo alagado pelas goteiras da sala, o professor fica passando e torcendo o pano de chão toda hora. Nem tem tempo de dar aula pra gente. E por que então na sala da secretária de educação não alaga? Nem na sala do prefeito? E nem nas escolas particulares? E porque então só em algumas escolas da prefeitura tem goteira? O prefeito e a secretaria têm que dar um jeito na nossa escola e em outras escolas da prefeitura. Espero que o prefeito e a secretária arrumem isso.

Sem título – Aluno R¢
Isso não é justo, outras escolas não têm goteira e a escola municipal tem goteira, Devia ter protesto porque não podia ter goteira em nossa escola tem muitas tragedia para enxugar.
Por que a sala da Dona Dilma não tem? Por que a nossa tem? Nem na idade da Pedra tinha goteiras nas caverna, por que não arrumam nossa escola? Quando será que isso vai acontecer?

Vazamento injusto – Aluno W£ e Y@
Toda noite chuvosa nosso teto escorre, assim chegamos de manhã e o nosso chão está encharcado.
Então o nosso professor pega um pano, põe esse pano no chão, sobe em cima do pano e começa a secar e parece que está dançando.
Isso é uma injustiça. Por que as salas das autoridades da cidade não tem vazamento? E a nossa tem?
É uma coisa tão simples arrumar o nosso telhado e assim não teria mais goteira.

3 comentários:

  1. Reinvindicar os direitos do cidadão também é cidadania. Parabéns pelo trabalho instigando a coragem dos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Paulo , classificar este texto como corajoso seria assumir que para consertar o telhado da escola (ou do 5.o C) teria que ser travado uma batalha. Eu prefiro classifica-lo como Verdadeiro, Real, Honesto, Digno, um clamor pela honra de nossas crianças que tem direito a uma estrutura de ensino decente. Parabéns a voce e a seus alunos. Ensinar cidadania é o que nos dignificará e tornará os pequenos de hoje em cidadãos amanhã.

    ResponderExcluir
  3. Esperamos que os "responsáveis"( Prefeito , Secretaria e Vereadores) tenham um mínimo de coragem que tem os alunos do 5 C e tomem (vergonha) providencias.

    ResponderExcluir