O LAGO DE CORUPUTUBA

A foto acima obtive em 1967 com a minha antiga Bieka. É o lago da Fazenda Coruputuba, em Pindamonhangaba.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Pequeno Dicionário da Roça Antiga




De primeiro (quer dizer: no tempo antigo), principalmente na roça, se usavam expressões que não se usam mais. Vamos relembrar o significado de algumas dessas expressões, observando que algumas delas são solenemente ignoradas pelos dicionários:

·           ALÁ! ou AH LÁ! (Interjeição)= Olha lá! Veja aquilo! “Alá, a molecada chegou!”
·           APANHAR = Levar uma surra. Ex: “Você vai apanhar do seu pai quando ele chegar, que eu vou contar tudo para ele.”
·           APINHOCADO ou IMPINHOCADO = Lotado, muito cheio de pessoas ou de coisas, que ficam apertadas umas nas outras: “Nossa, na missa do Doutor Cícero tava impinhocado de gente!”
·           ARREMEDAR = Imitar alguém só para irritá-lo, repetir todos os gestos ou todas as falas de alguém, geralmente usando voz de deboche. É uma das mais graves provocações entre as crianças na escola, motivo suficiente para “esperar lá fora”.
·           AVANÇAR EM = Atacar alguém: “Fulano avançou em Beltrano”. É muito usado para falar de ataques de animais: “O cachorro da Dona Marina avançou no moleque”.
·           BICHA ASSUSTADA = Mal estar quer acomete quem levou um susto muito grande. O remédio mais recomendado nesse caso é um copo d’água com açúcar.
·           BICHA DESCONFIADA = Doença de tristeza definhante que acomete a pessoa, geralmente criança, que ficou com vontade de comer algum doce que negaram para ela ou que comeram na frente dela sem oferecer.
·           BRUACA = Mulher maldosa ou muito feia, ou que usa de artimanhas para obter o que deseja.
·           BUCHO VIRADO = Causa da morte de pessoa que comeu muito e em seguida foi ler um livro, ou foi nadar, ou olhou no espelho, ou foi praticar algum esporte ou exercício violento.
·           BULIR = Provocar alguém ou algum animal. Ex: “Não vai bulir com o cachorro que ele taca o dente em você.” Ou: “Filho, não tão bulindo com você na escola?”
·           CACHOLA = Cabeça, mente, inteligência, imaginação: “Coitado, a cachola dele não ajuda”.
·           CALIPEIRO = Eucaliptal, bosque de eucaliptos.
·           CAMBOTE = Cambalhota: “Alá! O Ângelo ta virando cambote!”.  Atenção, outro sentido: CAIR DE PONTA-CAMBOTE = Cair de ponta-cabeça: “O neném chegou na beira da cama e caiu de ponta-cambote!”.
·           CAMPEAR = Procurar: “Tem que campeá a galinha carijó, que faz três dias que não aparece!”
·           CARACAXÁ = Chocalho, brinquedinho infantil para fazer barulho. Era de lata toda furadinha, com algumas bolinhas dentro.
·           CARTEAR = Provocar, desafiar, chamar para briga ou topar a briga: “Eu falei mesmo isso, por quê? Vai carteá?”.
·           CHIBANTE = Chique, bem arrumado, elegante. Ex: “Nossa, ela chegou no clube toda chibante!”.
·           CHOCAR = Ficar parado muito tempo contra a vontade, esperando alguma coisa que demora para acontecer. Ex: “Ué, nóis ficamo aqui chocando à toa, esperando a bendita da bola. Não era ocê que ia trazer?”
·           COCO = Cabeça. Ex: “O moleque caiu e bateu o coco na parede”.
·           DAR EM = Surrar alguém. Ex: “Mãe, eu vou dar nele, ele fica arremedando a gente!”
·           DE ASSIM = Nesta posição (indicando a posição com um gesto): “Pai, não põe a cama perto da janela não, põe ela de assim!”.
·           DE PRIMEIRO = Antigamente: “De primeiro vocês me respeitavam, agora que virei um caco-véio vocês não me obedecem mais”.
·           DESACORÇOADO (nos dicionários, desacoroçoado) = Desesperado, desanimado: “Já dei tanto conselho pra esse menino, não adianta, já estou ficando desacorçoado!”
·           DESBRUGAR = Esfarelar. Ex: “Bolo de fubá tem que pôr trigo na massa, senão fica desbrugando”.
·           DESMILINGUIR = Definhar, diminuir. Dizia-se de criança ou adolescente que, em vez de crescer, ia ficando mirradinho.
·           EMBATUMAR = Dizia-se do bolo que não cresceu no forno, ficando a massa pesada e crua por dentro, mesmo que a crosta tenha assado bem.
·           EMPALAMADO = Pessoa parada, molenga, sem energia. Outro sentido, para cabelo: Pesado, grudento. Ex: “Essa brilhantina deixa o cabelo meio empalamado”.
·           EMPANTURRAR = Comer até dizer chega, encher o bucho até passar mal.
·           EMPETECAR = Enfeitar alguma coisa ou a si próprio em exagero. Ex: “Não precisava se empetecar desse jeito para ir na missa. Nem é missa de casamento.”
·           ENCASQUETAR = Cismar, meter na cabeça uma ideia. Ex: “Agora ela encasquetou que tem que mudar de emprego”.
·           ENDRUMISTA = Intrometido, metido.
·           ENGRUVINHADO = Enrugado, do jeito que ficam mãos depois de um banho prolongado (no sábado).
·           ESPANDONGAR = Desmanchar, bagunçar. Geralmente se referia ao cabelo. Ex: “Nossa, vai sair assim, com o cabelo todo espandongado? Nada disso, vai já passar uma escova nesse grenho!”
·           ENREDAR = Dedurar, delatar, contar para a mãe da gente o que a gente fez de errado.
·           ESCANGALHADO = Arrebentado, estragado, fora de combate. O mesmo que ESBODEGADO.
·           ESGANADO = Comilão, morto de fome, fominha.
·           ESPELOTEADO = Sem juízo, afobado, descontrolado.
·           ESTOURADO = Pavio curto, pessoa que perde as estribeiras à toa.
·           ESTROVAR = Atrapalhar. Ex: “Menino, sai da frente, não fica estrovando!”.
·           FUSQUINHA = Careta de desdém, expressão fisionômica de desprezo, consistente em torcer o nariz: “Aquela hora que você passou na Pedra teve gente que fez fusquinha por detrás.”
·           GAFEIRA = Sujeira corporal. Ex: “Você não me vai deitar na cama com essa gafeira nos pés!”.
·           GAITADA = Gargalhada, risada alta e prolongada.
·           GAMAR = Apaixonar-se. Ex: “As meninas são gamadas no Roberto Carlos”.
·           GARRA-AGARRA = Brincar de lutar agarrando o adversário. O mesmo que ALOITAR. Ex: “Vamo parar com esse negócio de garra-agarra, não quero saber de criança aloitando”.
·           GRANFINO = Pessoa rica, elegante, de costumes requintados.
·           GÚTI-GÚTI = Engolir um líquido sem interrupção para comer. As crianças tomavam o café de gúti-gúti e saíam para o quintal comendo o pão. Os adultos iam dando uma mordidinha no pão e tomando um golinho de café, até o fim.
·           INDEZ = Ovo de gesso ou mesmo um ovo de verdade que se deixa no ninho para convencer a galinha a botar ovos naquele lugar.
·           INTANHA = Sapo-boi, boca grande. “Para com esse choro, menina, parece uma intanha!”.
·           ISCAR = Mandar o cachorro atacar alguém. Ex: “Tão iscano o cachorro na gente.”
·           LAPINHA = A gruta do presépio, onde se colocava Jesus, Maria e José e o Boi e o Burro.
·           LENHEIRO = Lugar onde se pode lenhar, isto é, recolher lenha ou cavacos para o fogo.
·           MAIAR (MALHAR) = Jogar pedras ou outros objetos em alguém. Ex: “Eles maiaro pedra na gente”. Outro sentido: Chover forte. Ex: “Vai maiá chuva hoje de tarde!”
·           MALACAFENTO = Pessoa suja, sem higiene, com roupas sujas e rasgadas. Nesse último caso, o mesmo que MULAMBENTO.
·           MARACUJÁ-DE-GAVETA = Pessoa com a cara muito enrugada.
·           NERES = De jeito nenhum! Sem chance! Negativo!
·           NÓ NAS TRIPAS = Congestão intestinal provocada por certos alimentos, como goiaba ou banana verde.
·           PASSAR BEIJANDO = Tirar uma fina, passar muito pertinho, quase esbarrando. Ex: “A bola passou beijando a trave”.
·           PASSAR NOS PEITOS = Desvirginar, deflorar. Ex: “O rapaz passou ela nos peitos e se mandou”.
·           PATA-CHOCA = Pessoa desajeitada, molenga. Não confundir com GALINHA-CHOCA, que é a pessoa que fica se mexendo muito, não tem parada.
·           PENSÃO = Preocupação por causa de alguém. Ex: “Tenho que voltar para casa, senão a mãe fica com pensão”.
·           PINTEIRO = Pequeno cercado feito de paus distanciados uns dos outros uns dez centímetros, que permite a passagem dos pintinhos, mas impede a passagem de frangos crescidos e galinhas. Tem que ser fechado em cima também. Dentro se coloca a comida dos pintinhos, seja quirera ou ração. Também pode ser usado para prender a galinha mãe dos pintinhos, sendo que estes poderão circular livremente ali por perto.
·           POLEIRO = Armação de paus semelhando uma escada de três ou quatro travessas amarradas com arame ou cipó, para as galinhas dormirem. As galinhas sobem nesse poleiro obedecendo a uma hierarquia, sendo que a galinha dominante ocupa a travessa superior, junto com o galo e alguma outra galinha amiga dela. Os frangos e as galinhas inferiores não podem subir até lá em cima, sob pena de receberem duras bicadas. Observação: Pato e marreco não sobem em poleiro, dormem no chão.
·           QUARAR = Alvejar as roupas brancas colocando-as ao sol do quintal, depois de bem ensaboadas, estendidas sobre o QUARADOR, que é uma estrutura feita de varas ou de tela, erguida sobre quatro pernas, É preciso de vez em quando vir molhar essas roupas com um regador, para que não ressequem. Antes de ensaboá-las, é bom ferver as roupas com folhas de mamoeiro.
·           QUE TANTO = Interjeição que demonstra irritação com a insistência de alguma pessoa. Ex: “Mas que tanto você fica andando de um lado para o outro. Vê se para quieto um pouco, menino!”
·           RABISTECO = Bunda, nádegas, poupança. A palavra é usada em expressões de irritação. Ex: “Vê se sossega o rabisteco na cadeira, para de ficar zanzando pela sala!”
·           RATEAR = Falhar. Usa-se geralmente para se falar de carro velho ou com motor desregulado.
·           REINAR = Fazer muita bagunça (a criança) ou brincar com objetos delicados ou preciosos. Ex: “Para de reinar nesse negócio, vai acabar escangalhando!”
·           REIVA = Raiva. REIVENTO = Pessoa que guarda raiva, odiento.
·           RIDICO = Pão-duro, avarento.
·           SACARIA = Oficina de conserto de sacos de estopa, dotada de máquinas especiais de costura.
·           SERIADO = Filme de caubói, mistério, Tarzan, detetive etc., dividido em capítulos, chamados episódios, geralmente doze. O seriado era exibido logo após as sessões de cinema do sábado e do domingo. Cada episódio terminava com uma PARAGEM, que era uma situação perigosíssima para o mocinho ou a mocinha. O suspense durava uma semana, pois só no episódio seguinte é que a gente ia descobrir como foi que o personagem escapou daquela morte certa.
·           SIRIGAITA = Moça sem vergonha, mostradeira.
·           SIRINGOLA ou SERIGOLA = Argola de arame, cipó ou couro destinada a trancar o portão. Fica presa ao batente e é enganchada no topo do primeiro sarrafo.
·           TACAR = Jogar coisas nos outros. Outro sentido: Fazer coisas de repente. Ex: “Ele tacô um bêjo nela!”.
·           TIJUCO = Lama, barro mole.
·           TACHO = Inferno. Ex: “Gente ruim quando morre vai pro tacho.”
·           TERRA DO PÉ JUNTO = Cemitério.
·           TRAMELA =Pequena peça de madeira que gira em redor de um prego, para fechar uma porta ou um portão.
·           TUBERTO = Ataque cardíaco ou AVC. Ex: “Esse menino ainda vai me dar um tuberto!”
·           TULHA ou TUIA = Grande galpão de alvenaria e telhas para abrigar os produtos da lavoura, acondicionados em sacas, geralmente cereais, batata ou café.
·           TURRÃO = Teimoso. O mesmo que QUEIXO-DURO.
·           VÁ ÀS FAVAS = Vá amolar outro! Vá lamber sabão! Vá à berdamerda!
·           VULADA = Alta velocidade. Ex: “Nossa, o carro passou na vulada!”.
  *   *   *
Este dicionário está em fase de ampliação.
Texto de Paulo Tarcizio da Silva Marcondes 

11 comentários:

  1. E ,professor!
    Conheci e usei muito dessas expressões.
    Bons tempos que me deixaram saudade. Mas, o melhor de tudo são as nossas lembranças de bons tempos aqueles que pudemos viver.
    Abraços fraternos.
    Prof Renata Andrea

    ResponderExcluir
  2. Querido Professor Paulo Tarcisio, posso continuar escrevendo e falando como na roça antiga, ou esta errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que devemos falar do jeito que nos deixa mais à vontade. Com sinceridade. Triste é ver artistas que sempre foram urbanos e tentam falar como o pessoal da roça. Fica forçado, as pessoas percebem. Escrever? Depende da finalidade da escrita. Depende do destino da escrita.

      Excluir
  3. Nossa....Que legal,está impinhocado de coisas não falamos mais!

    ResponderExcluir
  4. Prezado amigo Paulo é com imenso prazer parabenizo-te pelo dicionário, que me remete a minha infância na roça,onde era comum esse palavreado inigualável,singelo porém, aos meus ouvidos soa como uma canção e faz me sentir com 50 anos a menos. Sucesso com o restante!

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Adorei revisitar o vocabulário. porém, ainda uso algumas dessas palavras. Olha que sou jovem (força da cultura em nós) .Entretando tenho que fazer a tradução para o meu filho.

    ResponderExcluir
  6. Que bacana. Minha família fala quase todas kkk

    ResponderExcluir
  7. Me diverti lendo e lembrando de minha mãe que falava muitas dessas palavras

    ResponderExcluir
  8. Como adquirir o dicionário?

    ResponderExcluir
  9. Prezado amigo anônimo: O Dicionário está sendo publicado só virtualmente, nas postagens que faço neste blog.

    ResponderExcluir